As memórias daquele tempo em que "andámos" no Liceu são o centro da vocação da nossa Associação. Memórias do próprio Liceu. Memórias das circunstâncias que nos marcaram. Memórias dos Professores. Memórias dos nossos colegas. Memórias de nós mesmos. Da nossa História de vida naquele tempo e naquele lugar. 

 

Mas, para termos acesso a toda essa história de memórias é necessário organizar o projecto que conduza à sua pesquisa, ao seu registo e à sua divulgação E, principalmente, é preciso contar com a nossa mobilização e o nosso interesse e participação "no que é preciso fazer" para que "aconteçam" memórias.

 

Desde o início da Associação que este objectivo nos tem (pre)ocupado. Em diferentes diligências e apelos.

 

O boletim da Associação tem sido, naturalmente, o veículo essencial para estas acções. Logo no nº 1 manifestámos o desejo de receber elementos para a constituição de uma base de dados sobre as coordenadas actuais do paradeiro e da ocupação dos Antigos Alunos (AA's).

 

Continuando a consulta à colecção dos boletins, encontram-se outros momentos de apelo, sugerindo a evolução da base de dados para uma estrutura informativa mais específica - um observatório dos percursos de vida dos Antigos Alunos do Liceu da Horta. Todas estas ideias, por maior que seja a respectiva bondade, não dispõem de tradição que as suporte e projecte. Não fazem parte da nossa cultura de participação associativa.

 

Mesmo assim, aproveitando os momentos de convívio recolheram-se muitos dados e ao longo da colecção do boletim podem encontrar-se uma variedade de recolhas de notas biográficas. Podem encontrar-se referência ao Patrono Dr. Manuel de Arriaga. Podem ver-se currículos de alguns antigos professores. Podem ser recordados Antigos Alunos, cuja referência é devida a terem sido designados Sócio Honorário, terem sido alvo de algum destaque social ou profissional, terem participado em estudos ou sessões sobre temas da nossa história comum.

 

A criação desta rubrica de MEMÓRIAS BIOGRÁFICAS visa prosseguir e recuperar os objectivos referidos de recolha de currícuos de AA's, acolhendo os que sejam mencionados no boletim e integrando os currículos que nos forem enviados.

 

Esperamos poder contribuir deste modo para uma maior aproximação entre os AA's que assim, apesar do afastamento provocado pelas contingências da vida, possam recordar antigos colegas e evocar as suas histórias "inesquecíveis".

 

E para aqueles que continuam longe, porque desconhecem que estão perto, possam ter o prazer do reecontro, de retomar recordações e conviver com espírito identitário e a memória que os une.